quarta-feira, 17 de junho de 2009
Determinação e diferenciação sexual
O sexo genotípico é determinado na fecundação por um espermatozóide X ou Y, entretanto, o sexo gonadal será estabelecido mais tarde. Assim os embriões, por um período de mais ou menos 35 dias nos machos e mais menos 45 dias na fêmea apresentam uma estrutura gonadal indiferenciada.
Um gene organizador testicular (FDT), localizado no braço curto do cromossoma é o responsável pela diferenciação gonadal. No momento em que as células primordiais indiferenciadas originárias do saco vitelino próximo à alantoide, migram sobre o mesentério do intestino posterior para a crista genital do embrião, este FTD irá orientar no povoamento das células na formação de uma gônada típica de macho. A ausência do FDT faz com que o "sexo natural" ou feminino se estabeleça.
As gônadas indiferenciadas tem córtex e medula.
Se macho: cordões sexuais primários invadem a medula formando as espermatogônias primordiais e o córtex regride.
Se Fêmea: cordões sexuais secundários da córtex se desenvolvem e a medula regride.
As células que migram são as células germinativas primordiais, células mesenquimais e células germinativas epiteliais. Estas darão origem a novos tipos celulares no macho ou na fêmea.
FÊMEA
Células germinativas primordiais: OVOGÔNIAS
Células mesenquimais: TEÇA E ESTROMA
Células germinativas epiteliais: FOLÍCULOS PRIMÁRIOS
MACHO
Células germinativas primordiais: ESPERMATOGÔNIA
Células mesenquimais: LEYDIG
Células germinativas epiteliais: TÚBULO SEMINÍFERO E SERTOLI
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito BOM o blog...
ResponderExcluirTava precisando de um desses
para o meu curso, rsrs!
Parabéns msm.
ALySSoN >> Administração
Particularmente, gostei de saber como são formados de forma aprofundada e resumida, muito bom o blog, se puder poderei ate utliza-lo como instrumentos para novas campanhas publicitárias inserindo algumas fases da determinação diferenciação e colocando em algumas peças.
ResponderExcluirParabens pelo trabalho
Felipe- Publicitário
além de autoexplicativo, bastante exemplificativo o que, facilita, sobremaneira o aprendizado daquele que se depara com o estudo sobre os cromossomos. Apesar de o assunto ser delicado, foi muito bem abordado, explicando como se dá a diferenciação entre os cromossomos, aliás, elemento essencial no estudo dos sexos, masculino e feminino. Realmente um excelente trabalho, fruto de muita pesquisa. PARABÉNS.....
ResponderExcluiro q é síndrome de turner...o que ela causa?
ResponderExcluirGostei da pergunta garota!!!
ResponderExcluirNo tópico sobre cromossomos sexuais cita-se esta síndrome e agora vou explicar:
É uma síndrome que afeta meninas sendo identificada após ao nascimento ou durante a puberdde devido diferenças fenotípicas( na aparência ).Em geral resulta de uma não-disjunção durante a formação do espermatozóide. A constituição cromossómica mais freqüente é 45, X(45 cromossomos com falta de um cromossomo X).Sua ocorrência está em torno de uma em 5000 meninas. A portadora apresenta baixa estatura, órgãos sexuais(ovários e vagina) e caracteres sexuais secundários(seios) poucos desenvolvidos(por falta de hormônios sexuais), tórax largo em barril, pescoço alado(com pregas cutâneas bilaterais), má-formação das orelhas, maior frequencia de problemas renais e cardiovasculares, e é quase sempre estéril(os ovários não produzem óvulos).
Também pode ocorrer um amadurecimento mental inicial um pouco lento, a menina deve ser estimulada desde cedo em casa e na escola.
Certamente, as portadoras de Síndrome de Turner não são menos dotadas do que as outras. E como em todos os casos de anomalias, tais portadores não podem ser descriminados por sua condição física ou mental!!!!
Espero que tenha ajudado para uma melhor compreensão do assunto!!! Obrigada pelo questionamento!
Jaqueline Menezes
Gostei do blog bem explicativo, com bons recursos, excelente conteúdo e linguagem e com ilustrações bem escolhidas, parabéns!!!
ResponderExcluirIgor - Farmacêutico